Roda de Conversa - Ação 1 de Mobilização do Sustentabilidade Tecnológica

Na noite de segunda-feira, aconteceu a 1ª Rodada de Conversa do Sustentabilidade Tecnológica, na QI 07 do Guará. Os moradores das proximidades começaram a chegar e formou-se a o “Debate-Papo”, que é um nome que chamamos estas reuniões que aconteciam no Espaço Multiplicidade Escritório Colaborativo, localizado na QE 19. O Espaço Multiplicidade é um dos apoiadores do projeto, juntamente com a Faculdade Projeção, Instituto Arapoti, Administração do Guará, Clube da Saúde e tem o fomento da Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF. 

GUARAENSES, VAMOS FALAR SOBRE O LIXO E O MEIO AMBIENTE? 🌎♻ Segunda-feira (10/02), temos um encontro marcado na Praça da QI 07 - Guará I, das 19h às 21h! 🕖✨ Vamos bater um papo sobre O lixo, a cidadania e o meio ambiente com Clara Nunes, engenheira agrícola ambiental, e João Henrique, líder comunitário da QI 07, produtor esportivo da cidade. 🌍 Nossa cidade, nossa casa, nossa responsabilidade! 🔥 Se queremos um Guará mais limpo e sustentável, a mudança começa AGORA – e começa com a gente! Chega junto, traga suas ideias, sua voz e sua força. Vamos construir esse futuro juntos! 💪💚 Nos vemos lá! 😉

Clara Nunes , uma das convidadas (@clareando_as_ideias), é engenheira agrícola ambiental e, formou parceria dos trabalhos com João Henrique (@joao_hrm), líder comunitário e produtor esportivo. A Conversa dentro da Programação do “Guará Mais Sustentável” contou com a mediação de Juliana Krause (@jukrau) . Os encontros acontecerão em formato de rodas de conversa com a comunidade do Guará em seus diversos setores e regiões da cidade com fins de ampliar com conhecimento sobre economia circular e tecnologia aplicada.

Com a mediação acolhedora de Juliana Krause, a Roda de Conversa começou com a apresentação do Projeto Sustentabilidade Tecnológica, trazendo à tona a urgência de repensarmos a relação da cidade com o lixo e o meio ambiente, e os aspectos da coleta correta dos resíduos que valem grana no ECOGRANA, que agora tem um novo ponto de coleta na Casa da Cultura do Guará.

Clara deu dicas para o descarte correto dos tipos de recicláveis, o destino dos resíduos e como funciona a logística reversa da reciclagem. Foi um choque de realidade e, ao mesmo tempo, uma luz sobre como podemos agir de forma mais consciente. Uma das moradoras também contribuiu com ideias empreendedoras que transforma plástico em lindos puffs feitos artesanalmente, que já foram vendidos por até R$ 100,00, conforme o empolgante relato colaborativo.

João, com sua vivência e envolvimento na comunidade, abriu o jogo sobre os desafios reais da quadra: a gestão do lixo, o cuidado com a praça, o impacto do descarte irregular. O debate esquentou, divergências surgiram, mas algo lindo aconteceu: as pessoas começaram a se escutar, a se respeitar, a buscar soluções juntas.

O Guará já tem essa energia transformadora. Agora é só canalizar e estamos aqui justamente para ser este canal!

Se queremos uma cidade mais limpa, sustentável e conectada, a mudança começa agora — e começa com a gente.

Sustentabilidade Tecnológica: inovação, impacto e futuro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress