Novo Ponto de Coleta Ecograna

A inauguração do Ponto de Coleta Ecograna, que aconteceu no sábado dia 8/02 no Guará-DF, ao lado da Casa da Cultura contou com a participação dos alunos bolsistas do projeto, moradores e diversas lideranças, incluindo a deputada Dayse Amarílio, o administrador Arthur, Cristiane Pereira, os coordenadores do projeto: Juliana Krause, Professor Wanderson Santos e Dahiana Ribeiro, com a mediadora Mariete, presidente do Instituto Amazônia no Cerrado, e Diego Batista da ABRACE.

O evento começou com falas inspiradoras de cada apoiador do projeto, os coordenadores contextualizaram o debate sobre suas respectivas ações no projeto Sustentabilidade Tecnológica, seguidas pela abertura ao público, que pôde compartilhar suas perspectivas e expectativas. Os alunos da do curso de desenvolvimento de sistemas da Faculdade Projeção receberam as bolsas de estudo proporcionadas pelo Instituto Multiplicidades. O Labtec, procura levar os alunos a formação teórica e prática. Atualmente, na terceira etapa, fase de mentoria onde as soluções reais começam a serem desenvolvidas. Nesta fase, os participantes estão levantando os requisitos do sistema com base em pesquisas com o cliente Ecograna. A ação 3 – Tecnologia Aplicada, através de parceria com a Faculdade Projeção no Guará, realiza ações de uso de tecnologia para desenvolvimento de soluções a serem aplicadas na cidade para diminuição do lixo e aplicação de ações dentro da economia circular.

A cada etapa, os alunos se aproximam mais do mercado e vivenciam desafios que fazem parte do dia a dia de um profissional de tecnologia

Com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, essa iniciativa fortalece a economia circular, transformando materiais recicláveis em Pix e recompensas, ao mesmo tempo em que conscientiza a população sobre a importância do descarte correto. Além disso, o projeto impulsiona o desenvolvimento de soluções inovadoras, voltadas para desafios reais do Guará, com potencial de escalabilidade e replicação. Inspirado no modelo de startups, ele alia sustentabilidade e empreendedorismo, criando um ecossistema dinâmico onde a economia circular gera impacto social e novas oportunidades.

O sucesso desse projeto também se deve ao trabalho dedicado dos coordenadores:


🔹 Juliana Krause – Mobilização e conscientização sobre sustentabilidade com   a comunidade
🔹 Dahiana Ribeiro– Estruturação da ação de economia circular
🔹 Professor Wanderson – Acompanhamento dos alunos do LabTech

Projetos como esse são essenciais para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis e tecnologicamente avançadas, onde a população se torna protagonista da transformação. O Guará é um território de mentalidade aberta às mudanças, e iniciativas como essa mostram como a tecnologia, a sustentabilidade e a cidadania podem andar juntas, criando multiplicadores de conhecimento e impacto real.

Lideranças como Cristiane Pereira, do Multiplicidades, e atual presidente da ASSESPRO-DF e a deputada Dayse Amarílio trabalham com especialistas para que esse movimento vá além de uma ação pontual, tornando-se um modelo replicável para o DF, RIDE e todo o Brasil. O objetivo é fortalecer a economia circular, ocupar os espaços públicos de forma consciente e integrar tecnologia e meio ambiente de maneira saudável e acessível para todos.

O Ecograna está apenas começando! A proposta de troca por PIX é tecnologia pura! E cria uma ponte entre inovação e impacto social,  esse piloto é um passo importante para expandir essa transformação para cada vez mais cidades.

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress